O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

sábado, 30 de junho de 2012

PARTICIPEI E FUI RECONHECIDO COM O PROJETO " OLHARES - CONSTRUINDO IDENTIDADES"


Com o Projeto " Olhares - Construindo Identidade" (http://historiadialetica.blogspot.com.br/p/meus-projetos.html)   realizado na Escola Estadual Fred  Gedeon no ano de 2011 participei do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. O projeto foi contamplado e estarei participando entre os meses de julho a novembro dessa Missão. Agradeço aos meus alunos do ano letivo de 2011 pela grande participação e colaboração e a equipe gestora da minha escola.
Veja mais detalhes abaixo e no link:


DIRETORIA-GERAL - DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS
CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO - PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA MISSÃO PEDAGÓGICA NO PARLAMENTO
Edital nº 7/2012-CD, de 25 de junho de 2012

O Diretor do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor, no uso de sua competência e de acordo com o Regulamento do Cefor, aprovado pelo Ato da Mesa nº 41/2000, e com o Edital nº 1/2012-CD, publicado no Diário Oficial da União de 12/03/2012, torna público o resultado final do processo seletivo para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados:
1.      Resultado final do processo seletivo para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em ordem decrescente de pontuação por Unidade de Federação, considerados os critérios de desempate, conforme prevê o item 9 do Edital nº 1/2012.


http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/educacao-para-a-democracia-1/missao-pedagogica/resultado-final









segunda-feira, 25 de junho de 2012

O NEGRO E O BRANCO: UMA REALIDADE QUE DEVE SER FORTALECIDA. ENSINO MÉDIO.

 

http://adjalmifelix.blogspot.com.br/2010_12_23_archive.html
Acessado em 25.06.12 



http://scienceblogs.com.br/socialmente/2010/12/qual-e-o-boneco-bom-o-branco-ou-o-negro/
Acessado em 25.06.12


NEGROS - ADRIANA CALCANHOTO
O sol desbota as cores
O sol dá cor aos negros
O sol bate nos cheiros
O sol faz se deslocarem as sombras
A chuva cai sobre os telhados
Sobre as telhas
E dá sentido as goteiras
A chuva faz viverem as poças
E os negros recolhem as roupas
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
Os brancos são só brancos
Os negros são retintos
Os brancos têm culpa e castigo
E os negros têm os santos
Os negros na cozinha
Os brancos na sala
A valsa na camarinha
A salsa na senzala
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
Os brancos são só brancos
Os negros são azuis
Os brancos ficam vermelhos
E os negros não
Os negros ficam brancos de medo
Os negros são só negros
Os brancos são troianos
Os negros não são gregos
Os negros não são brancos
Os olhos dos negros são negros
Os olhos dos brancos podem ser negros
Os olhos, os zíperes, os pêlos
Os brancos, os negros e o desejo
A música dos brancos é negra
A pele dos negros é negra
Os dentes dos negros são brancos
A música dos brancos
A música dos pretos
A música da fala
A dança das ancas
O andar das mulatas
"O essa dona caminhando"
A música dos brancos é negra
Os dentes dos negros são brancos
A pele dos negros é negra
Lanço o meu olhar sobre o Brasil e não entendo nada

http://adriana-calcanhotto.musicas.mus.br/letras/87091/  
 Acessado em 25.06.12

Atividade : Grupos argumentarão:
1. Argumentem a respeito da letra da música de Adriana Calcanhoto fazendo um comparativo com a realidade atual em relação ao convívio NEGRO x BRANCO. Como poderemos construir essa história igualitária.