O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 25 de julho de 2010

Projeto Cultural de Artistas de Floresta Azul

ALGUMAS FOTOS DO PROJETO:


Alunos do 1º Ano do Ensino Médio de 2007 realizaram uma exposição de trabalhos artísticos feitos por munícipes florestenses. A demonstração foi muito interessante, pois proporcionou oportunidade para que os alunos pudessem expor e conhecer trabalhos feitos por pessoas do município, que aconteceu no dia 20 de abril de 2007, no Colégio Estadual Fred Gedeon, sob a supervisão do Professor Genivaldo. Na oportunidade os alunos fizeram colocações sobre a Arte e a Culturas dos trabalhos locais, onde deixou aqueles que visitaram, muito curiosos e conhecendo tantas obras bonitas e que, feitas por pessoas da cidade.Foi prazeroso e gratificante.Parabéns alunos!







Mostra de Demonstração da Arte e Cultura do Pernambuco, Amazonas e Manaus.

VEJA ALGUMAS FOTOS DE UMA RICA AULA





Alunos do 2º Ano do Ensino Médio de 2007 realizaram uma Mostra Demonstrativa da arte e cultura dos Estados de Pernambuco, Amazona e Manaus. Foi uma aula diferente que aconteceu no dia 20 de abril de 2007, no Colégio Estadual Fred Gedeon, sob a supervisão do Professor Genivaldo. Na oportunidade eles fizeram colocações sobre a Arte e Cultura dos estados citados e, mostraram algumas dessas manifestações, através de danças, apresentações, mostruários culturais, etc. Foi prazeroso e muito informativo para a turma. Reconhecidamente prazeroso.







sábado, 24 de julho de 2010

CALENDÁRIO AFRO-BRASILEIRO

JANEIRO
01 - Dia Mundial da Paz01 - Independência do Haiti /180402 - Fundação da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, em São Paulo, SP /177103 - Fundação da União dos Homens de Cor de Porto Alegre, RS / 194306 - Circula pela primeira vez o jornal O Clarim da Alvorada, organizado por José Correia Leite e Jayme de Aguiar/ 192406 - Nascimento de Juliano Moreira, médico psiquiatra considerado pai da psIquiatria brasileira, em Salvador, BA / 187308 - Fundado o Congresso Nacional Africano - CNA - África do Sul /191315 - Nasce Martin Luther King Jr. / 192915 - O governo baiano suprime a exigência de registro especial para templos de ritos afro-brasileiros20 - Assassinado pela polícia portuguesa Amílcar Cabral, poeta revolucionário, lutador pela liberdade da Guiné e Cabo Verde 24 - Revolta dos Malês, na Bahia /1835 26 - Nasce Angela Davis, EUA29 - Morre José do Patrocínio, o "Tigre da Abolição" , jornalista negro e ativista da causa abolicionista31 - Nascimento, em 1582, de Nzinga, rainha de Angola de 1633 a 1663
FEVEREIRO
01 - Nascimento, em Minas Gerais, da antropóloga e filósofa Lélia Gonzalez, intelectual e militante / 193502 - Dia de Iemanjá06 - Nasce o cantor e compositor Bob Marley / 194507 - Nascimento de Clementina de Jesus da Silva, Valença/RJ /190209 - Nasce a escritora Alice Walker, na Geórgia, EUA / 194411 - Libertado Nelson Mandela, depois de 27 anos de prisão, na África do Sul /199012 - Nascimento de Arlindo Veiga dos Santos, acadêmico e primeiro Presidente da Frente Negra Brasileira (ver 16/9) / 190212 - Admitido o primeiro universitário negro na Universidade de Alabama - EUA /195613 - Assassinato de Patrice Lumumba - Congo /196114 - Morre a escritora Carolina Maria de Jesus, autora, dentre outros livros, de Quarto de Despejo18 - Morre o poeta, compositor, ator e teatrólogo Solano Trindade / 197419 - W.E.B. Dubois organiza o Primeiro Congresso Pan-africano em Paris / 191919 - Carter G. Woodson cria, nos EUA, a "Negro History Week", atualmente o "Black History Month" (Mês da História Negra) / 192621 - Morre assassinado Malcom X / 196523 - Nasce William Edward Burghardt Dubois, doutor em Filosofia e pai do pan-africanismo contemporâneo26 - As potências européias repartem o continente africano /188528 - Criação do Quilombhoje Literatura / 1980
MARÇO
02 - Ocorre o primeiro carnaval de escolas de samba do Rio de Janeiro, RJ / 193504 - Morreu o poeta Lino Guedes, em São Paulo, SP / 195106 - Gana é o primeiro país da África Negra a tornar-se independente/195706 - Abolição da escravatura no Equador / 185407 - Grande Marcha pelos direitos civis, de Selma à Montgomery, liderada por Martin Luther King, Jr. / 196308 - Dia Internacional da Mulher14 - Nasce Abdias do Nascimento, ex-senador, criador do teatro Experimental do Negro (ver 13/10) / 191414 - Morte do franciscano negro Santo Antonio de Categeró / 154921 - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória das vítimas do massacre de Shapeville, na África do Sul / 196021 - Zumbi dos Palmares é incluído na galeria dos heróis nacionais / 199721 - Independência da Etiópia / 197521 - Independência da Namíbia / 199022 - Abolição da escravatura em Porto Rico / 187325 - Nascimento de Aristides Barbosa, jornalista, educador e ex-militante da Frente Negra / 192030 - Os homens afro-americanos conquistam direito de voto nos EUA / 1870
ABRIL
01 - Primeiro Festival Mundial de Arte Negra, Dakar, Senegal / 196601 - Criação do Partido dos Panteras Negras, EUA / 196704 - Assassinato de Martin Luther King Jr., Memphis, EUA /196804 - Criação do bloco afro Agbara Dudu, Rio de Janeiro, RJ / 198204 - Independência do Senegal / 196005 - Nasce o grande capoeirista Vicente Ferreira Pastinha, "Mestre Pastinha" / 188805 - Nasce o compositor Joaquim Maria dos Santos, Donga, autor de Pelo Telefone, primeiro samba gravado07 - Dia da Mulher Moçambicana 12 - Nasce Esmeraldo Tarquínio, deputado estadual e prefeito de Santos / 192715 - Nasce o compositor do Hino à Bandeira, o negro Antônio Francisco Braga / 186819 - Independência de Serra Leoa / 196119 - Dia do Índio23 - Nascimento de Pixinguinha, músico / 189825 - O Bloco Afro Olodum é criado em Salvador, BA /197926 - Nasce Benedita da Silva, primeira mulher negra a ocupar o cargo de governadora / 194226 - Iniciam-se as primeiras eleições multirraciais na África do Sul / 199427 - Independência do Togo
MAIO
01 - Dia Mundial do Trabalhador03 - Nascimento do geógrafo Milton Santos, que revolucionou a Geografia, dando-lhe um enfoque humanista13 - Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo13 - Nascimento do escritor pré-modernista Lima Barreto / 188113 - Dia dos Pretos Velhos13 - Abolição da escravatura no Brasil / 1888 18 - Criação do Conselho Nacional de Mulheres Negras, no Rio de Janeiro / 195023 - Nascimento do poeta Carlos de Assumpção, autor do célebre poema Protesto25 - Criação da Organização da Unidade Africana - OUA / 196325 - Dia da Libertação da África, promovido pela ONU / 1972
JUNHO
05 - Dia de Solidariedade ao Povo Moçambicano06 - Morre o jamaicano Marcus Garvey, mentor do Pan-africanismo / 194021 - Nascimento de Luís Gama - jornalista, poeta e um dos gigantes da causa abolicionista / 183021 - Nascimento de Machado de Assis / 183924 - Nascimento de João Cândido, o "Almirante Negro", líder da Revolta da Chibata25 - Independência de Moçambique, África / 197526 - Independência da Somália / 196030 - Independência do Zaire, África/ 1960
JULHO
01 - Independência de Ruanda, África / 196001 - Independência de Burundi, África / 196202 - Nascimento de Franz Fanon, médico psiquiatra e revolucionário / 192102 - Nascimento de Patrice Lumumba / 192503 - Aprovada a Lei Afonso Arinos, colocando a discriminação racial como contravenção penal / 195103 - Independência da Argélia, África / 196205 - Independência de Cabo Verde / 197507 - Leitura, em frente ao Teatro Municipal, de carta aberta à nação contra o racismo, inaugurando o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (depois MNU) / 197808 - Fundação do Instituto de Pesquisas da Cultura Negra (IPCN), Rio de Janeiro / 197512 - Independência de São Tomé e Príncipe / 197515 - Ocorre a primeira Conferência sobre a Mulher Negra nas Américas, Equador / 198417 - O ator Grande Otelo recebe o título de Cidadão Paulistano / 197818 - Nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela / 191824 - Nascimento do poeta Solano Trindade, em Pernambuco / 190825 - Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha 26 - Independência da Libéria, África/ 1846
AGOSTO
01 - Independência do Benin, África/ 197503 - Independência do Níger, África / 196007 - Independência da Jamaica / 196207 - Independência da Costa do Marfim / 196008 - Em Lagos (atual Nigéria) é registrado o primeiro ato de escravidão, por Portugal / 144410 - Morre o padre Batista, um dos fundadores do Instituto do Negro e dos Agentes de Pastoral Negros / 199112 - É publicado o manifesto dos conjurados baianos da Revolta dos Alfaiates, protestando contra os impostos, a escravidão dos negros e exigindo independência e liberdade / 179814 - Morre a Ialorixá Mãe Menininha do Gantois / 198615 - Independência do Congo, África / 196017 - Nascimento do pan-africanista Marcus Garvey / 188719 - Independência do Gabão / 196023 - Nascimento de José Correia Leite, fundador do jornal O Clarim da Alvorada / 190024 - Primeiro Congresso de Cultura Negra das Américas, na Colômbia / 197724 - Morte do abolicionista Luís Gama / 188228 - Primeira Marcha de Negros sobre Washington, em favor dos direitos civis, EUA / 196329 - Nascimento de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, escultor, entalhador e arquiteto
SETEMBRO
04 - Promulgação da lei Euzébio de Queiroz, extinguindo o tráfico de escravos no Brasil / 185007 - Criação do Grupo União e Consciência Negra do Brasil / 198110 - Morte do líder angolano Agostinho Neto / 197911 - Independência do Senegal, África / 196014 - É fundado o jornal O Homem de Cor, o primeiro da imprensa negra brasileira / 183316 - Fundação da Frente Negra Brasileira, maior entidade da primeira metade do século, primeiro partido político de afro-descendentes/ 193118 - Circula o primeiro número do jornal A Voz da Raça, jornal da Frente Negra / 193318 - Decreto do Presidente Getúlio Vargas diz que o Brasil precisa desenvolver, em relação à imigração, "as características mais convenientes de sua ascendência européia" 21 - Independência do Mali / 196022 - Libertação jurídica dos escravos nos EUA / 186222 - Independência do Mali, África / 196024 - Independência da Guiné-Bissau, África / 197327 - Dia dos Idosos28 - Aprovada a Lei do Ventre Livre / 187128 - Assinada a Lei do Sexagenário / 1885
OUTUBRO
01 - Independência da Nigéria, África / 196001 - Fundação, na PUC, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAFRO02 - Independência da Guiné, África / 195807 - Dia de Nossa Senhora do Rosário, patrona dos negros09 - Nascimento, em São Paulo, do poeta, ensaísta e crítico Mário de Andrade, de ascendência afro nem sempre lembrada / 189310 - Morre Francisco Lucrécio, Secretário da Frente Negra Brasileira, em São Paulo / 200111 - Nascimento do compositor e cantor Agenor de Oliveira, o Cartola / 1908 12 - Começa a devoção a Nossa Senhora Aparecida, quilombola negra, padroeira do Brasil, a partir de 171713 - É fundado o Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro / 194414 - Martin Luther King Jr. recebe o Prêmio Nobel da Paz / 196416 - O arcebispo Desmond Tutu recebe o Prêmio Nobel da Paz / 198416 - Wole Soyinka torna-se o primeiro africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura / 198624 - Nascimento de Esmeralda Ribeiro, poeta e uma das coordenadoras do Quilombhoje / 195824 - Nascimento do poeta e jornalista Oswaldo de Camargo, co -fundador do Quilombhoje / 193626 - Dia Nacional da Juventude31 - Nascimento de Luiz Silva - Cuti, poeta, dramaturgo e co-fundador do Quilombhoje / 1951
NOVEMBRO
01 - É criado o Bloco Afro Ilê Ayiê, Salvador, BA/ 197401 - Morte do escritor Lima Barreto / 192204 - O MNU declara o 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra / 197810 - O governo Médici proíbe em toda a imprensa notícias sobre índios, esquadrão da morte, guerrilha, movimento negro e discriminação racial / 196911 - Independência de Angola / 1975 11 - Independência do Zimbabwe /198019 - Nascimento de Paulo Lauro - primeiro prefeito negro de São Paulo, SP / 190719 - Publicação de despacho de Rui Barbosa ordenando a queima de livros e documentos referentes à escravidão negra no Brasil19 - Lançamento do primeiro volume de Cadernos Negros /197820 - Morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares /169520 - Dia Nacional da Consciência Negra20 - O grupo gaúcho Palmares declara o 20 como Dia do Negro / 197524 - Nascimento, em Santa Catarina, de Cruz e Souza, o maior poeta simbolista brasileiro / 1861
DEZEMBRO
02 - Dia Nacional do Samba02 - Nascimento de mestre Didi, em Salvador, BA02 - Nascimento de Francisco de Paula Brito, primeiro editor brasileiro, em Magé, RJ / 180905 - A Constituição proíbe negros e leprosos de frequentar escolas no Brasil / 182408 - Dia de Oxum10 - Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos12 - Independência do Quênia / 196320 - A lei 7437 condena o tratamento discriminatório no mercado de trabalho, por motivo de raça ou de cor29 - Nascimento, no Senegal, do Cheik Anta Diop, autor de um trabalho de revisão da história africana
Fontes:
- Agenda Afro-Brasileira 1997. Org.: Acácio S. Almeida / Lucilene Reginaldo- Calendário Beleza Negra. Org.: Greni. Grupo de reflexão sobre a vida religiosa, negra e indígena / CRB. Rio de Janeiro: Vozes 1998- Memória Afro-brasileira. Calendário 2002 do Conselho de Part. e Des. da Com. Negra de S. Paulo.

ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade do país.(Abdias Nascimento).
Brasil - UM PAÍS DE MUITAS LEIS E DIREITOS LIMITADOS
Diante da publicação da Lei nº 10.639/2003, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 3/2004, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e professoras e supervisionar o cumprimento das Diretrizes.Os trabalhos desenvolvidos durante as jornadas tivera como horizonte a construção do Plano de Ação para a Inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tomando como base os seguintes princípios:
Socialização e visibilidade da cultura negro-africana.Formação de professores com vistas à sensibilização e à construção de estratégias para melhor equacionar questões ligadas ao combate às discriminações racial e de gênero e à homofobia.Construção de material didático-pedagógico que contemple a diversidade étnico-racial na escola.Valorização dos diversos saberes.Valorização das identidades presentes nas escolas, sem deixar de lado esse esforço nos momentos de estas e comemorações.
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA – DETERMINAÇÕES.
A Obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos que se repetem há cinco séculos, a sua identidade e a direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, tornando-se capazes de construir uma nação democrática.É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrica marcadamente de raiz européia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades que proporcionam diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e européia.
Nilma Lino Gomes: “ as práticas educativas que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer PARADOXAL, mas, dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças”.
Ao localizarmos o conceito e o processo da educação no contexto das coletividades e pessoas negras e da relação dessas com os espaços sociais, tornam-se imperativo o debate da educação a serviço da DIVERSIDADE, tendo como grande desafio a afirmação e a revitalização da auto-imagem do POVO NEGRO.
Como linha mestra da maioria das coletividades negas, o processo de educação ocorre a todo o tempo e se aplica nos mais diversos espaços. Afora isso, em resposta à experiência histórica do período escravista, a educação apresentou-se como um caminho fértil para a reprodução dos valores sociais e/ ou civilizatórios das várias nações africanas raptadas para o Brasil e de seus descendentes.
OS 118 ANOS QUE NOS SEPARAM DA LEI ÁUREA não foram suficientes para resolver uma série de problemas decorrentes das dinâmicas discriminatórias forjadas ao longo dos quatro séculos de regime escravocrata. Ainda hoje, permanece na ordem do dia a luta pela participação eqüitativa de negros e negras nos espaços da sociedade brasileira e pelo respeito à humanidade dessas mulheres e homens reprodutores e produtores de cultura.
EDUCAÇAO E DIREITOS HUMANOS – LEI Nº 10.639/2003
A III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância ( realizada em Durban – África do Sul de 31 de agosto a 7 de setembro de 2001) governamentais quanto não-governamentais e expressões de movimentos sociais interessadas em analisar as dinâmicas das relações raciais no Brasil, bem como elaborar propostas de superação dos escravos postos em relevo pela realização da conferência.
No Documento Oficial Brasileiro para a III Conferência, é reconhecida a responsabilidade histórica do Estado brasileiro “ PELO ESCRAVISMO E PELA MARGINALIZAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DOS DESCENDENTES DE AFRICANOS”,Uma vez que :O racismo e as práticas discriminatórias disseminadas no cotidiano brasileiro não representam simplesmente uma herança do passado. O racismo vem sendo recriado e realimentado ao longo de toda a nossa história. Será impraticável desvincular as desigualdades observadas atualmente dos quase quatro séculos de escravismo que a geração atual herdou.Admitidas essas responsabilidades históricas, o horizonte que se abriu foi o da construção e da implementação do plano de ação do estado brasileiro para operacionalizar as resoluções de Durban, em especial as voltadas para a educação, quais sejam:· Igual acesso à educação para todos e todas na LEI e na PRÁTICA.· Adoção e implementação de leis que proíbam a discriminação baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica em todos os níveis de educação, tanto formal quanto informal.· Medidas necessárias para eliminar os obstáculos que limitam o acesso de crianças à educação.· Recurso para eliminar,onde existam, desigualdades nos rendimentos educacionais para jovens e crianças.· Apoio aos esforços que assegurem ambiente escolar seguro, livre da violência e de assédio motivados por racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.· Estabelecimento de programas de assistência financeira desenhados para capacitar todos os estudantes, independentemente de raça, cor, descendência, origem étnica ou nacional a freqüentarem instituições educacionais de ensino superior.
Mensagens:
Todas as meninas e todos os meninos nascem livres e têm a mesma dignidade e os mesmos direitos. Nenhuma vida vale mais do que a outra diante do fato de que todas as crianças e todos os adolescentes do planeta são iguais.
Vá em busca de seu povo.Ame-oAprenda com eleComece com aquilo que ele sabeConstrua sobre aquilo que ele tem.
Kwame N’Krumah Fonte: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais – MEC- SECAD – 2006 – Brasília


ENSINO FUNDAMENTAL E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

PAPEL DA ESCOLA - Espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias.Apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.Afirmação do caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira.Reconhecimento e resgate da história e cultura afro-brasileira e africana como condição para a construção da identidade étnico-racial brasileira.
PAPEL DO / A PROFESSOR /A - Sujeito do processo educacional ao mesmo tempo aprendiz da temática e mediador entre o/ a aluno/ a e o objeto da aprendizagem, no caso, os conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana, bem como a educação das relações étnico-raciais.
ESTUDANTE - Sujeito do processo educacional que vive e convive em situação de igualdade com pessoas de todas as etnias, vendo a história do seu povo resgatada e respeitada.
RELAÇÃO DOCENTE-DISCENTE - Que respeita a/ a estudante como sujeito sócio-cultural.Que tenha o diálogo como um dos instrumentos de inclusão/interação.Que o(a) professor(a) esteja hierarquicamente a serviço dos(as) estudantes numa relação ética e respeitosa.
CURRÍCULO -Que contemple a efetivação de uma pedagogia que respeite as diferenças.Tratar a questão racial como conteúdo inter e multidisciplinar durante todo o ano letivo, estabelecendo, um diálogo permanente entre o tema étnico-racial e os demais conteúdos trabalhados na escola.
PROCESSOS PEDAGÓGICOS - Que reverenciam o princípio da integração, reconhecendo a importância de se conviver e aprender com as diferenças, promovendo atividades em que as trocas sejam privilegiadas e estimuladas.Que reconheçam a interdependência entre corpo, emoção e cognição no ato de aprender.Que privilegiem a ação em grupo, com propostas de trabalho vivenciadas coletivamente(docentes e discentes), levando em conta a singularidade individual.Que rompam com a visão compartimentada dos conteúdos escolares.
Fonte: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais – MEC- SECAD – 2006 – Brasília

A CULTURA NEGRA EM SALA DE AULA

ERROS:
Abordar a história dos negros a partir da escravidão.Apresentar o continente africano cheio de estereótipos, como o exotismo dos animais selvagens, a miséria e as doenças, como a aids.Pensar que o trabalho sobre a questão racial deve ser feito somente por professores negros para alunos negros.Acreditar no mito da democracia racial.
ACERTOS
Aprofundar-se nas causas e conseqüências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.

UM HISTÓRICO DAS LUTAS E CONQUISTAS RECENTES

A ciência dos séculos 18 e 19 considerava que os brancos possuíam maior capacidade intelectual. Depois vinham os índios e, por último, os negros. Alguns estudos afirmavam que os negros se situavam abaixo dos macacos. "Qualquer que seja o grau dos talentos dos negros, ele não é a medida dos seus direitos", Thomas Jefferson (1743-1826), político americano.1948 - Uma das mais significativas experiências de mobilização negra foi o jornal Quilombo, editado no Rio de Janeiro. A edição nº 0, ano 1, trazia a seguinte afirmação: "Nos dias de hoje a pressão contra a educação do negro afroxou (sic) consideravelmente, mas convenhamos que ainda se acha muito longe do ideal".1949 - 1º Congresso do Negro Brasileiro. Temas abordados: sobrevivências religiosas e folclóricas; formas de luta (capoeira de Angola, batuque, pernada); línguas (nagô, gegê, língua de Angola e do Congo, as línguas faladas nos anos de escravidão).Década de 1950 - Iniciam-se os primeiros estudos sobre preconceitos e estereótipos raciais em livros didáticos no Brasil.Décadas de 1960 e 1970 - Os militares oficializaram a ideologia da democracia racial e a militância que ousou desafiar esse mito foi acusada de imitadora dos ativistas americanos, que lutavam pelos direitos civis. O mito da democracia racial persiste até hoje.Década de 1980 - Retomada dos estudos sobre preconceitos e estereótipos raciais em livros didáticos. Os resultados das pesquisas apresentam a depreciação de personagens negros, associada a uma valorização dos brancos.1984 - Em São Paulo, a Comissão de Educação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e o Grupo de Trabalho para Assuntos Afro-Brasileiros promoveu discussões com professores de várias áreas sobre a necessidade de rever o currículo e introduzir conteúdos não discriminatórios.1985 - A comemoração de 13 de maio foi questionada pela Comissão por meio de cartazes enviados às escolas do estado de São Paulo. O material também exaltava 20 de novembro como data a comemorar a consciência negra.1986 - A Bahia inseriu a disciplina Introdução aos Estudos Africanos nos cursos de Ensino Fundamental e Médio de algumas escolas estaduais atendendo a antiga reivindicação do movimento negro.1996 - Entre os critérios de avaliação dos livros didáticos comprados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram incluídos aqueles específicos sobre questões raciais.1998 - Inclusão da Pluralidade Cultural entre os temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais.2003 - A publicação da Lei no10.639 tornou obrigatório o ensino da História da África e dos Afro-brasileiros no Ensino Fundamental e Médio.Fonte: estudos e pesquisas de Benilda Regina Paiva de Brito e Fúlvia Rosemberg

SUA ESCOLA COMBATE A DISCRIMINAÇÃO?

TESTE. Sua escola combate a discriminação?
1. A trajetória histórica do negro é estudada...
a. nas efemérides: 13 de maio, em agosto, no mês do folclore, e em 20 de novembro ( )
b. como conteúdo pedagógico amplamente explorado em sala de aula ( )
c. não é estudada ( )
2. Acredita-se que o racismo é para ser tratado...
a. como conteúdo nas várias áreas que possibilitem tratar o assunto ( )
b. pelos movimentos sociais ( )
c. quando acontece algum caso evidente na escola ( )
3. A cultura negra é...
a. estudada como rico folclore do Brasil ( )
b. um tema presente na proposta pedagógica da escola ( )
c. assunto de aula quando surge alguma notícia na imprensa ( )
4. O currículo...
a. baseia-se nas contribuições das culturas européias representadas nos livros didáticos ( )
b. aborda positivamente a diversidade racial e as verdadeiras contribuições de todos os povos ( )
c. procura apresentar aos alunos informação também sobre os indígenas e negros brasileiros ( )
5. Você, professor...
a. é neutro quanto às questões sociais, pois seu trabalho se baseia apenas nos conteúdos dos livros didáticos e manuais pedagógicos ( )
b. reavalia sua prática cotidiana e reflete sobre os valores e conceitos que traz introjetados sobre o povo e a cultura negra ( )
c. tem investido em formação e buscado informações sobre as questões raciais ( )
6. A abordagem das questões raciais...
a. não é feita com profundidade, pois a escola prioriza outras temáticas mais relevantes para nosso contexto ( )
b. é contextualizada na realidade dos alunos, promove uma análise crítica do assunto e visa a transformação dos conceitos preconceituosos ( )
c. não acontece, pois não é considerada assunto para a escola ( )
7. As diferenças culturais entre os diversos povos...
a. não são tratadas, pois não temos informações suficientes e o assunto é polêmico ( )
b. servem como reflexão para rever posturas preconceituosas e comparações hierarquizadas ( )
c. são mostradas como diversidade cultural brasileira ( )
8. As situações de desigualdade e discriminação presentes na sociedade...
a. são temas de reflexão para todos os alunos ( )
b. são discutidas apenas com os alunos discriminados ( )
c. são discussões estratégicas para conscientização dos alunos quanto à luta contra todas as formas de injustiça social ( )
9. Acredita-se que, para fortalecer o reconhecimento, a aceitação e o respeito à diversidade racial, deve-se...
a. promover o orgulho racial de seus alunos ( )
b. procurar não chamar a atenção para as visões estereotipadas sobre os negros em livros, produções e textos existentes no material didático ( )
c. promover maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras ( )
10. A linguagem verbal utilizada no cotidiano escolar...
a. tem o poder de influenciar nas questões de racismo e discriminação ( )
b. se vale de expressões referentes à cor dos alunos, como neguinha ou negão ( )
c. não tem influência direta nas questões raciais ( )
11. Quanto ao trabalho escolar sobre a temática racismo...
a. alguns professores tratam o assunto em determinadas etapas do ano letivo ( )
b. existe um trabalho coletivo com a participação de todos, inclusive direção e funcionários ( )
c. existe resistência de alguns colegas para tratar a questão racial ( )
12. Na biblioteca da escola...
a. existem muitos e variados livros sobre a questão racial para alunos e professores ( )
b. existem poucos títulos sobre a questão racial ( )
c. não existe literatura que contemple a questão racial ( )
13. Quanto à capacitação sobre a questão racial, você...
a. ainda não teve oportunidade de estudar o assunto ( )
b. participou de alguns cursos e grupos de estudos sobre a questão racial ( )
c. tem procurado incorporar o assunto nas reuniões pedagógicas, grupos de estudos e momentos de formação ( )
Confira o resultado
1- a. 1 b. 2 c. 0
2- a. 2 b. 0 c. 1
3- a. 0 b. 2 c. 1
4- a. 0 b. 2 c. 1
5- a. 0 b. 2 c. 1
6- a. 1 b. 2 c. 0
7- a. 0 b. 2 c. 1
8- a. 1 b. 0 c. 2
9- a. 2 b. 0 c. 1
10- a. 2 b. 0 c. 0
11- a. 1 b. 2 c. 0
12- a. 2 b. 1 c. 0
13- a. 0 b. 1 c. 2
até 6 pontos Sua escola está na fase da invisibilidade.O tema ainda é tabu. Os alunos estão perdendo a oportunidade de formação de valores essenciais para uma convivência harmônica em sociedade. Que pena!De 7 a 18 pontos Sua escola está na fase da negaçãoO assunto racial está começando a ser discutido. É preciso que a maioria dos professores admita a existência do racismo na sociedade e no ambiente escolar. E que a verdadeira história de resistência do povo negro sirva de exemplo de luta pela cidadania a todos os alunos.De 19 a 25 pontos Sua escola está na fase de reconhecimento Muito bem! Vocês estão no caminho certo! Reconhecem a necessidade urgente de transformar a escola em um espaço de combate ao racismo e a discriminação.26 pontos Sua escola está na fase do avançoParabéns! Vocês não temem o trabalho sobre as diferenças raciais e apresentam uma postura ética e humanista. A equipe está no caminho do aperfeiçoamento da prática pedagógica. E assim busca não fomentar o preconceito e a discriminação.
Adaptado do Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, Ed. Mazza

LIVROS SOBRE A HISTÓRIA DA ÁFRICA

A África na Sala de Aula - Visita À História Comtemporânea Autor: Hernandez, Leila Leite Editora: Selo NegroGosto de Histórias de Ouvir da África Fabulosa Autor: Carvalho, Carlos Alberto de Editora: Imperial Novo MilênioÁfrica - Histórias de Lá e Daqui Autor: Santos, Joel Rufino dos Editora: GlobalHistória da África - Anterior aos Descobrimentos - Idade Moderna Autor: Giordani, Mario Curtis Editora: VozesA Escravidão na África - Uma História de Suas Transformações Autor: Lovejoy, Paul E. Editora: Civilização BrasileiraHistórias da África Autor: Mendonça, Marina Gusmão de Editora: LCTEÁfrica - Coleção Contador de Histórias de Bolso Autor: Brenman, Ilan Editora: ModernaDesvendando a História da África Autor: Macedo, Jose Rivair Editora: UFRGSHistórias da África Autor: Mhlophe, Gcina Editora: PaulinasA África Está em Nós - História e Cultura Afro-brasileira (volumes 1 e 2) Autor: Benjamin, Roberto Editora: Editora GrafsetA Descolonização da Ásia e da África - Coleção Discutindo a História Autor: Canedo, Leticia Bicalho Editora: Atual