O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades\" Jacques Le Goff

domingo, 30 de maio de 2010

A CRISE DO IMPÉRIO

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 3º ANO – ENSINO MÉDIO – 2010

A CRISE DE IMPÉRIO
A crise do Império foi resultado das transformações processadas na economia e na sociedade, a partir do século XIX, somando-se, conduziram importantes setores da sociedade a uma conclusão: a Monarquia precisava ser superada para dar lugar a um outro regime político mais adaptado aos problemas da época. A crise do Império foi marcada por uma série de questões que desembocaram na Proclamação da República.
Os cafeicultores não se conformaram com a abolição da escravidão e com o fato de não terem sidos indenizados. Sentindo-se abandonados pela monarquia passaram a apoiar a causa republicana, surgindo os chamados republicanos de 14 de maio (chamada assim por causa da data em que a Lei Áurea foi assinada, 13 de maio de 1888).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_Reinado#Crises_do_Imp.C3.A9rio
OFICINA DE HISTÓRIA
A partir das intervenções em aula, respondam a seguinte afirmação:
1 - Identifique no seu dia-a-dia, ao menos uma situação que confirme a seguinte frase: “Mais de um século depois da abolição da escravatura no Brasil, ainda pesa sobrenos negros e seus descendentes uma série de problemas e discriminações sociais”.

DOMÍNIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDÊS

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 2º ANO – ENSINO MÉDIO - 2010
DOMÍNIO ESPANHOL E BRASIL HOLANDÊS
Em 1640, Portugal libertou-se da Espanha. O duque de Bragança recuperou a coroa portuguesa e pôs fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança (ou seja, a partir daí se sucederiam governantes da mesma família, a família Bragança). Esse episódio ficou conhecido como Restauração do trono português.
Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654. Com isso, Portugal retomou seu domínio na região açucareira do Nordeste do Brasil. Terminada a União Ibérica, Portugal encontrava-se mergulhado em grave crise econômica, pois dependia do comércio colonial e, devido ao domínio espanhol, havia perdido grande parte de suas colônias para holandeses, franceses e ingleses. Portugal procurava arduamente encontrar soluções para sair da crise econômica. Por um lado, acabou recorrendo à Inglaterra e assinou diversos tratados (contratos) econômicos. Por outro, adotou uma política rigorosa em relação ao Brasil, uma das poucas colônias que ainda lhe restavam. D. João IV dizia que o Brasil era sua “vaca de leite”.
Fonte : http://www.scribd.com/doc/4002488/Historia-CEESVO-apostila1
OFICINA DE HISTÓRIA
Após estudo realizados respondam a seguinte pergunta:
1 - Após a Restauração, o rei português D.João IV afirmou que o Brasil era sua "vaca de leite”. Analise e dê sua opinião sobre essa afirmação.

EGITO ANTIGO

COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HISTÓRIA – 1º ANO – ENSINO MÉDIO - 2010
Estudo da História do Egito Antigo
Introdução
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Texto - http://www.suapesquisa.com/egito/
Depois de estudo realizado em sala de aula, apresente suas conclusões a respeito da temática abaixo.
OFICINA DE HISTÓRIA - Mudanças e permanências.
1 - O Egito antigo representou a civilização mais duradoura da qual se tem notícia na história. Ao longpo dos milhares de anos em que existiram, quais foram as principais mudanças ocorridas na vida egípcia, no que se refere à centralização política e à religiosa? Apresente suas argumentações.